Virtualização e Otimização de Infraestrutura

Informações sobre implementação e otimização da infraestrutura de CORE IO

Primeiras impressões do futuro Windows 8 Client.

Olá, tudo bem?

Ontem foi anunciado publicamente uma nova funcionalidade para o sucessor do Windows 7, a capacidade do Windows Client trabalhar com virtualização nativa.

Bom, mas ele já não o fazia com o Virtual PC ?? O Virtual PC era um programa gratuito da microsoft, que poderia ser baixado, para que as pessoas pudessem ter ambientes de teste em seus desktop´s, mas era muito restritivo.

Primeiro ponto é que ele, por seu um software que roda sobre um sistema operacional, não possue as mesmas capacidade de integração e interação de HW, como por exemplo o Hyper-v.

E o segundo e principal problema, ele não aceita máquinas com o sistema operacional 64 Bits. Na prática, quem precisa fazer um teste, por exemplo, com o Windows 2008 R2, não consegue instalar esta versão.

Logo w8Muitos reclamavam pelo fato da Microsoft não ter evoluido com o produto.

Com a nova versão do Windows 8 Client, ele terá a funcionalidade de Hyper-v integrada ao sistema operacional (muito provavelmente apenas para  a versão x64) no qual será possível ter máquinas com até 32 vProc e 512 GB de vRam, sem custo adicional para este uso.

 

Mas não seria um retrocesso a adoção do Hyper-v em ambiente de servidores?

Eu acredito e entendo que não. O ambiente do Hyper-v no Client não possibilita ter as grandes vantagens como Cluster, Live Migration, Pro-Tips, assim como a nova funcionalidade de replicação de máquina virtual.

Enfim, temos grandes novidades a vista. Se já temos isso sinalizado para a versão do Windows 8 Client, dá para imaginar o que teremos em breve para a versão servidor.

Acesse aqui para ler o anúncio oficial.

Abraços,

Flavio J Medeiros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: